Passo a Passo
como realizar
seu cadastro
para uma vaga
de estágio.

1º – ETAPA – (Antes de iniciar o estágio)

Antes de iniciar o estágio não obrigatório, é importante realizar a leitura da cartilha do estágio, e da resolução 02/2018 da FISMA.

Cartilha Esclarecedora sobre a Lei do Estágio 11.788/2008.

Resolução de Estágios Não Obrigatórios 02/2018, da FISMA.

Após a leitura dos documentos listados acima o aluno deverá fazer seu cadastro no portal de estágios

Vagas de Estágio

Na busca de estágio, duas situações poderão acontecer, você encontra no portal as instituições/empresas, já conveniadas com a CGE-FISMA e as que não estão conveniadas, de Santa Maria e fora da cidade.

Primeira situaçãoa instituição/empresa onde você pretende fazer o estágio já está conveniada:

No seu curso, você deverá conseguir um professor orientador (nome, telefone, e-mail), procurar a empresa para candidatar-se a vaga, obtendo as informações necessárias para a emissão do Termo de Compromisso de Estágio – TCE, se as partes estão de acordo, deverá ser preenchido o TCE, pela empresa, imprimir três vias, frente e verso, assinar e colocar o carimbo da empresa, que deverá ser entregue para a CGE-FISMA, para ser analisado, aprovado e assinado(primeira via para unidade concedente, segunda via para o estagiário(a), terceira via para CGE-FISMA.

 

Segunda situação – a instituição/empresa onde você pretende fazer o estágio não está cadastrada e conveniada:

Você deverá entrar em contato com a empresa, solicitar que entrem no portal (www.fismaestagio.com.br), para realizar o cadastro, ler o Termo de Convênio-TC e se estiverem de acordo, imprimir (duas vias), frente e verso, assinar e carimbar. Este TC, deverá ser entregue na CGE-FISMA, para ser assinado e carimbado, em até dois dias úteis. Neste momento, no seu curso, você deverá conseguir um professor orientador (nome, telefone, e-mail), retornar na instituição/empresa, com o TC assinado, para a emissão do TCE, pela empresa, que vai preencher e imprimir três vias, frente e verso, assinar e colocar o carimbo da empresa, que deverá ser entregue à CGE-FISMA, para ser analisado, aprovado e assinado (a primeira via para unidade concedente,  a segunda via para o estagiário (a), e a terceira via para CGE-FISMA.

Empresas

Quando a instituição/empresa cadastrada for localizada em Santa Maria, o professor Orientador deverá fazer a primeira visita presencial, na instituição/empresa, para conversar com o Supervisor,  discutirem, juntamente com o estagiário o Plano de Atividades, previamente colocado no preenchimento do TCE. Se acharem necessário podem refazer o Plano de Atividades de Estágio.

Se a instituição/empresa for fora de Santa Maria

Se a instituição/empresa não for localizada em Santa Maria, a empresa deverá entrar no portal da CGE-FISMA (www.fismaestagio.com.br), efetuar seu cadastro, ler, preencher, imprimir em duas vias o Termo de Convênio de Estágio Não Obrigatório – TC, e a Declaração de Condições de Estágio – DCE, frente e verso, assinar, carimbar e enviar para a CGE-FISMA. O aluno deverá conseguir o professor Orientador, junto ao seu Curso, e enviar à instituição/empresa (nome, telefone, e-mail) e seus dados (nome, matrícula, curso, semestre, RG, CPF, endereço completo, cidade, estado, telefone, e-mail, data de nascimento.  Logo após poderá ser preenchido também, pela empresa, o Termo de Compromisso de Estágio-TCE, frente e verso, em três vias, assinado e carimbado. Assim que o termo de compromisso e o plano de estágio forem emitidos (três vias) o aluno deverá recolher as assinaturas em todas as vias e devolver o mais rápido possível para a CGE-FISMA, para que seja analisado, aprovado, assinado e carimbado, em até dois dias úteis.

Importante: O aluno, somente iniciará o estágio quando toda a documentação estiver aprovada e assinada.  

2ª ETAPA – ( Durante a realização do estágio)

Providenciado o plano de atividades de estágio e o termo de compromisso do estágio, o aluno poderá iniciar o estágio não obrigatório. Durante a realização do estágio não obrigatório, aluno e professor orientador deverão ficar atentos ao preenchimento de alguns documentos que seguem abaixo. Esses documentos se encontram em formulários, no portal.

Relatório Supervisão de Estágio – O Relatório de Supervisão de Estágio deverá ser preenchido pelo supervisor de estágio na instituição/empresa. Esse relatório deverá ser assinado pelo supervisor e pelo aluno.

Atenção: Esse relatório deverá ser encaminhado ao professor orientador que deverá escanear e enviar a CGE-FISMA, por e-mail.

Obs: Os relatórios, parcial, supervisão de estágio, ficha de alteração e cancelamento de estágios, e outros, devem ser preenchidos somente se houver necessidade. 

Relatório Parcial de Estágio. – O relatório parcial de estágio deverá ser preenchido pelo aluno ESTAGIÁRIO se o estágio obrigatório ultrapassar o período de 6 meses. Preenchido o relatório, o estagiário entregará para o professor orientador que deverá escanear e enviar por e-mail para CGE-FISMA. 

Relatório Parcial de Supervisão de Estágio. Se o estágio obrigatório ultrapassar 6 meses, o aluno deve solicitar ao Supervisor de Estágio na empresa, escola e/ou colégio o preenchimento do Relatório Parcial de Supervisão de Estágio que deverá ser entregue ao professor orientador. O professor orientador deverá escanear e enviar por e-mail para CGE-FISMA. 

Ficha de Alteração de Informações do Estágio. ( se houver necessidade)

Ficha de Cancelamento do Estágio. ( se houver necessidade)

ATENÇÃO ALUNOS: Caso o estagiário não apresente o Relatório Parcial de Estágio e/ou o Supervisor não envie o Relatório Parcial de Supervisão de Estágio, será cancelado o Termo de Compromisso de Estágio existente ou não será assinado o Termo Aditivo ou novo Termo de Compromisso de Estágio.

3ª ETAPA ( Ao terminar o estágio não obrigatório).

Relatório Final do Estágio Não Obrigatório – O estagiário deverá elaborar esse relatório final do estágio não obrigatório com acompanhamento do professor orientador do estágio. A cópia física do relatório final do estágio, depois de assinado, deverá ser encaminhada para CGE-FISMA. 

Ao concluir o estágio não obrigatório o estagiário deverá providenciar junto a instituição/empresa:

Declaração da empresa atestando a conclusão do estágio.

 A cópia física da declaração acima deverá ser entregue ao professor orientador que deverá encaminhar para a CGE-FISMA.